A bicicleta ergométrica emagrece

A bicicleta de exercício é um esporte real, permitindo um treino aeróbico. A bicicleta ergométrica tem muitos benefícios: melhora a circulação sanguínea, ajuda a emagrecer, aumenta a capacidade pulmonar e é uma boa ferramenta para controlar a pressão arterial.

O exercício feito de forma consistente, associado a uma dieta equilibrada é uma ótima maneira de emagrecer. O treino com a bicicleta ergométrica, envolvendo apenas os músculos quadríceps e isquiotibiais, requer um esforço considerável.

A importância da motivação é fundamental, muitas pessoas abandonam a atividade depois de algumas semanas, porque não veem resultados. Como em todas as coisas que você não pode esperar uma resposta imediata, você precisa ser consistente na escolha feita. Basta seguir algumas regras simples para o sucesso.



Com a bicicleta ergométrica que você pode consumir cerca de 300 kcal por hora, depende muito da duração da intensidade do exercício e do peso corporal da pessoa. A maioria das bicicletas ergométricas exibem sua indicação aproximada de calorias consumidas durante o exercício e o grau de esforço. As bibicleta ergométricas permiten um esforço de ajustamento exato e um alto grau de precisão, indicando o poder do treinamento do usuário em watts.
Para atingir o objetivo de perder de peso, é importante notar que a intensidade do exercício deve atingir o limiar aeróbio e que a frequência semanal de exercícios deve ser de pelo menos 3 sessões.

Programa de treinamento com a bicicleta ergométrica

Aquecimento: 5-10 minutos pedalando lentamente;
Estágio primário: 20 minutos pedalando rápidamente para entrar na zona aeróbia;
Fase intensiva: 20 minutos de pedalada rápida e intensa para queimar gordura;
Arrefecer: 5-10 minutos pedalando muito lentamente.

Você tem que repetir o programa de 3-4 vezes por semana ou todos os dias: começando com uma sessão de 20 minutos e, em seguida, aumentando de 5 minutos a cada semana até chegar a 40.

Você deve permanecer na faixa aeróbica e não parar nas primeiras sessões, entretanto, você pode fazer uma pausa no meio, alguns minutos para descansar um pouco.

Manter uma postura ereta e ter cuidado para não ir muito longe sob carga, com um pedal muito difícil (durante 1 hora) pode aumentar a massa muscular e também queimar músculo em vez de gordura. É recomendado uma sessão de alongamento no início e no final do exercício.

A zona aeróbica e “FCmax,” como perder peso

Para encontrar os valores da zona eróbica você precisa para calcular a FCM (frequência cardíaca máxima). A fórmula utilizada é a de Cooper, vale lembrar, no entanto, que este é um método aproximado: FCM = 220 – idade (por exemplo, se você tem 23 anos sua FCM = 220-23 = 197). 

Este é o máximo que se deve chegar. A atividade cardio tem como objetivo manter seus intervalos de batimentos cardíacos em uma faixa entre 65-75% da FCmáx (para calculá-los, basta multiplicar FCmax * 0,65 e FCmax * 0,75) para um ótimo funcionamento.

Se a frequência cardíaca está abaixo de 65%, você não vai usar o máximo do seu tempo e para queimar a mesma quantidade de gordura que você precisa aumentar suas sessões. 

Para um treino com a bicicleta ergométrica que permite o consumo de gordura que você tem que trabalhar em zona aeróbica lembre-se que os primeiros 20 minutos de treino são preparatórios. Nesta fase, extraia a energia a partir de açúcares. Superado apenas esse tempo, o corpo começa a queimar gordura e, portanto, a perder peso.

Para chegar ao valor em que você precisa trabalhar melhor para aumentar a velocidade e o esforço, tome cuidado para não ultrapassar o limite de 75% da FCmáx. Se você trabalhar além de 75% de FCmax é um risco: catabolismo das reservas de gordura e de proteína contida nos músculos subcutâneos e não o (queimar músculo) podem estar associados com uma dieta muito baixa em calorias, bem como exagerado e prolongado esforço físico. O coração está sujeito a tensões excessivas, há um excesso de produção de ácido láctico, a qual pode provocar cólicas. 

Durante o exercício é bom para manter o controle de sua taxa de coração, se você não tem acesso a uma bicicleta altamente sofisticada que permita medir sua frequência cardíaca, você pode comprar um monitor de frequência cardíaca com cinta peitoral, sendo assim mais preciso.

Há também um método “manual”, itso é, contar a sua pulsação no pulso ou no pescoço por 10 segundos e depois multiplicar por 6 (a fim de completar os minutos), se há alguma arritmia (batimentos cardíacos irregulares), então é melhor contá-los no período de 60 segundos.

O aspecto mais importante durante esses treinos é não forçar. Você pode trabalhar duro, mas todos os sinais de angústia é uma sinal e é melhor parar.

Conselhos para usar a bicicleta ergométrica

Ponha um pouco de música ou assista TV, para evitar a monotonia da ação, mas tenha cuidado para não se distrair demais e perder o ritmo. 

Exercício da manhã, entre 7 e 10, antes do café. De manhã, o seu metabolismo é maior e, portanto, queima mais, a vantagem também se estende para o resto do dia, com queima também em atividades sedentárias. Se você não puder fazer o trabalho de manhã, após jejum de 4 horas, dê a si mesmo uma meta (por exemplo, perder  6 quilos).